Os desafios de uma empreendedora estrangeira no Brasil

shares
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Jaime Chamberlain

Jaime Chamberlain

Jaime veio ao Brasil após ter morado em diversos cantos do mundo. Empreendedora nata, sempre buscou encontrar soluções para gaps relevantes de mercado. Hoje, é a Moranguinho da Só.Snacks e parceira da Builders Construtoria
Tempo de leitura: 3 minutes

As opiniões dos colaboradores do FT1 são somente suas

Empreender no Brasil como estrangeiro tem seus prós e contras. Será que aqui é um lugar fácil para se fazer negócios?

O Brasil ocupa a 109 posição entre as 190 economias em facilidade de se fazer negócios, isso de acordo com o último ranking do Banco Mundial.*

Mas se o Brasil fosse um país fácil para os negócio, como ficaria todo esse risco e a “diversão” de se empreender aqui? Nós, os “gringos” que construímos negócios nesse país somos um tipo de empreendedor que enfrentamos problemas tanto quanto um brasileiro!  Mas para ser um de nós você precisa ser corajoso, pretencioso ou simplesmente estúpido … Morando aqui somos os extremo de cada um deles e todos combinados.

Depois de ter vivido e trabalhado em várias cidades minha conclusão e que eu não tenho nenhum controle sobre as coisas aqui no Brasil, e isso é o que me mantém empolgada! Cresci em Hong Kong, que ocupa o quarto lugar de 190 economias em facilidade de fazer negócios no mundo…. adoro fazer coisas novas todos os dias, como aprender uma nova língua, respeitar as diferenças culturais, os jeitinhos e sempre ter a paciência (com a burocracia).

Aqui estão alguns dos principais pontos que identifiquei como essenciais para continuar empreendendo.

A falha como positividade.

A imagem é importante para muitas pessoas e elas evitam qualquer possibilidade de falha. Para os empresários, o risco de fracasso tem que valer o risco do sucesso!  Congratulamo-nos com erros e críticas construtivas, mas sempre respeitando as opiniões de todos.

Buscamos conselhos de clientes, amigos e até concorrentes – é importante valorizar qualquer feedback, especialmente de outras empresas iniciantes (brasileiras). Entendemos que estamos trabalhando com uma cultura diferente e aprendi que meu caminho não é o único… O fracasso é sempre uma experiência de aprendizado. Os erros que cometemos foram compreendidos para evitá-los no futuro.

Barreiras da língua

Negociar acordos em português é um dos nossos maiores desafios, por isso decidimos apenas dizer “Sim” para tudo e qualquer coisa desde o início. Essa atitude nos levou a ter alguns situações quando nos comprometemos com o delivery, (por exemplo, pedidos em larga escala em um curto período de tempo), mas conseguimos sobreviver a cada momento. Depois de 10 anos ainda estou aprendendo – sobre a língua e a cultura do Brasil. Na semana passada pedimos a um cliente para “abraçar” a ação ao invés de “abastar”!

Impostos brasileiros

Meu contador me enviou um curso na área fiscal para que eu pudesse ter idéia do mais simples conceitos tributários no Brasil. Acho que ele também estava cansado de nos fazer as mesmas perguntas! Eu sei que a maioria não entende o sistema tributário brasileiro … pois ele é projetado realmente para enganar o contribuinte! Não só os impostos variam de acordo com a categoria de serviço ou produto, como também mudam de Estado para Estado, e outros mudam diariamente ou mensalmente, e ai temos sempre que ficar atentos!. Enfatizo que ter um contador experiênte é fundamental nesses processos burocráticos.

Preparação

A burocracia no Brasil pode ser incrivelmente frustrante, especialmente para nós, “estrangeiros”, que não estamos acostumados com as exigências de dezenas de documentos necessários para as coisas mais simples, como conseguir um cartão SIM local.

No início, aprendi a não me frustar com os inúmeros processos. Exemplo: quando te pedem uma lista de documentos, mas temos somente alguns… porém, para obter os outros você precisa abrir novos processos para de fato ter todos os papéis necessários!

Recentemente fechamos nosso contrato com a PdA e recebemos nosso primeiro pedido. Então percebemos que não tínhamos um determinado documento para fazer o login e a necessidade do documento demorava um mês para ser obtido…. ou seja, preocupações e burocracias novamente!

Mas seguimos sempre em frente e ressalvo esses 4 tópicos!

1 Estar aberto a coisas que não estão do seu jeito.

2 Ser ágil na sua tomada de decisões, mas sempre manter o foco em sua estratégia de longo prazo.

3 Alguns dias podem ser muito frustrantes, mas na sua maioria é incrivelmente gratificante trabalhar no Brasil.

4  E por último: Você pode rir ou chorar com o fracasso, mas essa decisão será sempre nossa!

 

Fontes

https://tradingeconomics.com/brazil/ease-of-doing-business

https://tradingeconomics.com/hong-kong/ease-of-doing-business

POSTS RELACIONADOS