TENDÊNCIAS EM PANIFICAÇÃO

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Eloisa Espinosa

Eloisa Espinosa

Engenheira de Alimentos com 24 anos de experiência em ingredientes e insumos para Industria de Alimentos e Food Service. Faz parte do time da Builders Construtoria
Tempo de leitura: 3 minutes

As opiniões dos colaboradores do FT1 são somente suas

Muitas mudanças marcaram o cenário social brasileiro nos últimos 10 anos. 

Elas têm impacto direto nos hábitos alimentares da população e, de certa forma, ditam as tendências em Alimentos que vemos todos os dias no supermercado.

Este mês ocorreu em São Paulo a 35ª. edição da APAS Show, maior feira supermercadista do mundo com 847 expositores de 22 países. O balanço do evento divulgou que ele movimentou US$ 330 milhões em negócios internacionais. Mas o que ele trouxe de lançamentos na área de Alimentos e especialmente em panificação, setor normalmente marcado por tradição e poucas novidades?

O que mudou na sociedade de 2019 comparada às estruturas de 2009? Definitivamente as mulheres ganharam espaço no mercado, as famílias se tornaram menores, hoje existem mais pessoas morando sozinhas e a população envelheceu e tem maior expectativa de vida. As porções diminuíram, as embalagens estão mais atraentes e os consumidores querempraticidade, querem comer no caminho (on the go). Notamos que as pessoas buscam produtos mais saudáveis, orgânicos, sem glúten, sem lactose, sem alergênicos, com menos aditivos e mais naturais. 

Os expositores do setor Bakerylevaram algumas soluções para estas oportunidades. 

Uma variedade de produtos como pão francês, churros, pão de queijo, chipa, broa, croissant, bisnaga, mini-pães doces comercializados congelados por fábricas como Marquespan Alimentos, Goldpão, Forno Mania, Biaccino, Grupo HB Pontual e Hot Bread Indústria de pães. Elas fabricam estes e outros itens em suas instalações e fornecem os produtos congelados prontos para fermentar e assar nas padarias (ponto quente), que hoje recebe grande procura por lanches & snackse nem sempre tem mão-de-obra especializada e capacidade produtiva para tanta variedade de menor volume.

Os pães de alho (típicos nos churrascos) em apresentação pré-assado congelado da Zinho e Santa Massa (que também lançou o pão doce – com doce de leite – congelado, como opção para sobremesa). 

Ainda na tendência de snacks, observamos mais alguns destaques na feira:

– Cookies congelados da Forno de Minas, nos sabores chocolate com gotas de chocolate e baunilha com gotas de chocolate;

– Linha Levinho´s da J. Macedo, salgadinho de trigo assado;

– Ateliê, com suas soluções rápidas, práticas e convenientes para quem busca comida saudável e com fabricação própria dos pães usados em seus sanduiches;

– Mania Lanches, com sanduiches especiais em pão de miga, hambúrguer e ciabatta;

– Paderrí lançando crepes franceses em embalagens com 1 com 3 unidades;

– A espanhola Delibreads com tortillaswrapsflat e pizza breads; todos produzidos com trigo.

Noto que, mesmo sendo uma categoria de produtos à base de trigo, existe uma forte expansão do segmento de panificação Glúten-free. Segundo a Euromonitor Internacional, a previsão para 2019 é de R$ 417 milhões de vendas no varejo brasileiro. 

Na categoria sem glúten, destaque para:

  1. A líder mundial Schar, lançou bolo de laranja e chocolate, pão de hambúrguer e bon matin (pão levemente doce); TODOS sem glúten (e sem lactose, sem adição de leite e sem conservantes). 
  • A NaturalLife apresentou um mini-bolo infantil sabor baunilha com recheio de chocolate, sem glúten.
  • Pré-mistura para bolo de vários sabores sem glúten e sem lactose e mix de farinhas para pães, pizzas e massas sem glúten; ambos da Risovita.
  • Celivita (eu não conhecia!) com ampla linha de pães, bolos e biscoitos 100% livres de glúten, soja, leite e derivados.

Mês passado eu escutei a expressão “vida em beta” e passei a adotá-la no meu dia-a-dia. Estamos fazendo e planejando ao mesmo tempo, é “tudo ao mesmo tempo e agora”! Não é à toa que a alimentação tem que acompanhar o ritmo frenético em que vivemos, principalmente nas grandes capitais. 

Tudo tende para o “Snackable”, alimentos desenhados e concebidos para o momento de consumo rápido, indo e vindo das infinitas reuniões e compromissos diários de mulheres que exercem inúmeros papéis simultaneamente (mães, profissionais, esposas, donas de casa…) e que não abrem mão da praticidade com saúde e bem-estar. 

Chegou a era da indulgência consciente!

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