“Estamos reinventando a mais controversa delicadeza francesa, o foie gras”

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Tempo de leitura: 4 minutes

As opiniões dos colaboradores do FT1 são somente suas

A startup francesa Suprême está atualmente desenvolvendo um foie gras que contorna o uso cruel de gansos ou patos no método de produção tradicional. A Suprême está trabalhando para oferecer um produto para o meio ambiente, para os animais e também mais saudável para os consumidores.

Para criar um produto similar em sabor e textura dessa iguaria francesa, a Suprême utiliza células de pato, sem abater qualquer animal. Conversamos com o CEO e co-fundador Nicolas Morin-Forest sobre este interessante produto.

O que de fato a Suprême está fazendo?

A Suprême é a primeira empresa francesa de carne cultivada e nossa missão é acelerar essa transição no mundo para esse produto, que seja sustentável e saudável, colhendo-a de células de animais. Foi fundada no final de 2018 por Antoine, Victor e Nicolas, três amigos (dois biólogos e um de negócios) dispostos a ter um impacto positivo no mundo. “Estamos reinventando a mais delicada iguaria francesa – foie gras”.

Como o foie gras é produzido e o que o torna tão especial?

Começamos com um ovo recém-colocado de um pato do qual tiramos algumas células. Colocamos essas células diretamente em um “cultivador” onde elas são alimentadas com nutrientes básicos, os mesmos nutrientes encontrados na dieta natural dos patos (aveia, milho ou grama, por exemplo). As células têm tudo o que precisam para que elas continuem se multiplicando indefinidamente (uma vez que as melhores células tenham sido selecionadas, não precisamos de ovos novamente). Em seguida, ajustamos os nutrientes e aumentamos ligeiramente o nível de gordura boa, à base de plantas, para obter deliciosos e saborosos foie gras de pato, que podem ser cozidos, temperados e saboreados.

O que estava por trás da sua ideia para este método de produção?

Estima-se atualmente que a produção pecuária contribua para 15% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e um terço do uso global da terra e de recursos hídricos. Isso não é sustentável. Além disso, as preocupações com a saúde pública são associadas a produtos alimentícios baseados em animais e, todos os dias, 150 milhões de animais terrestres são abatidos em todo o mundo.

Além disso, o consumo de carne deve dobrar até 2050. Precisamos urgentemente criar novas soluções para produzir a carne que amamos, pois achamos improvável que a humanidade mude massivamente para dietas baseadas em vegetais durante a noite. A produção de 1 quilograma de carne cultivada desta forma envolve aproximadamente 7% a 45% de uso de energia, 78% a 96% menor de gases de efeito estufa, 99% menor uso da terra e 82% a 96% menor o uso de água. Sem mencionar as condições controladas que irão melhorar a segurança alimentar ou o fato de que nenhum animal precisa ser abatido. Portanto, o produto é definitivamente parte da solução, pois proporciona a mesma experiência e benefícios nutricionais, sem as estatísticas ruins!

Como esse procedimento inclui células derivadas de animais, você considera os veganos um consumidor alvo para o Suprême?

Acreditamos que qualquer pessoa que goste do foie gras ou de carnes em geral, mas não se sinta confortável com o impacto que isso gera, seja no meio ambiente ou por animais, vai se engajar com a nossa marca! Então, nós consideramos os amantes de carne como nosso principal grupo alvo. É claro que os veganos também são mais que bem-vindos, mas estamos cientes de que nossos produtos não agradarão a todos os veganos.

Como você avalia o interesse dos consumidores franceses por alimentos sustentáveis e livres de crueldade?

Na França, nossa história de amor com foie gras está esfriando. De fato, 75% dos consumidores franceses estão desconfortáveis com a maneira como o foie gras é produzido e adorariam uma alternativa livre de crueldade. A tendência é enorme, embora a maioria de nós continue comendo foie gras, pois está tão profundamente enraizada em nossa cultura e tradições culinárias…e, há uma enorme e crescente demanda reprimida.

Uma de nossas prioridades é entender como as pessoas se sentem em relação a essa nova categoria de produtos, quais são suas esperanças e perguntas. Nós realmente não prestamos atenção aos estudos de aceitação do consumidor, nós preferimos gastar muito tempo interagindo diretamente com diferentes grupos de pessoas, principalmente nas mídias sociais, onde já tivemos mais de 2.000 conversas. Estamos muito confiantes porque, apesar de muitas pessoas apresentarem perguntas ou objeções, na verdade elas compreendem muito facilmente os benefícios da carne cultivada. A chave é ser empático e totalmente transparente. Depois de uma breve explicação, a maioria das pessoas acaba dizendo “Tudo bem, então, eu vou segui-lo se o seu foie gras for delicioso! » Isso é verdadeiramente energizante!

Em que fase do desenvolvimento do seu produto você está e quando espera finalizar o produto? / Quando o seu foie gras será lançado e onde estará disponível?

Conseguimos nosso primeiro avanço técnico: replicar o efeito da alimentação forçada diretamente no nível da célula. Então nós temos a primeira parte da nossa receita. Agora precisamos trabalhar no sabor e na textura para garantir que, quando nosso foie gras chegar ao mercado, ele seja tão delicioso quanto a versão convencional. Essa é nossa prioridade, além de garantir que é seguro comer, obviamente. Trabalharemos com os reguladores europeus e será difícil definir um cronograma preciso sobre esse processo de regulamentação. Estamos fazendo o melhor possível para que nosso foie gras chegue ao mercado em 2022 ou 2023. Ele estará disponível on-line em quantidades limitadas, bem como em alguns restaurantes selecionados.

Você já tem planos de trazer mais produtos para o mercado?

Reinventar o foie gras é apenas o começo da nossa jornada. Estamos construindo uma plataforma de produção completa em torno das células de pato e queremos que nosso próximo produto seja um produto diário. Nós gostamos da idéia de um hambúrguer de pato. A carne de pato é uma excelente combinação de sabor e nutrientes além de ser muito popular na Ásia. Então, estamos definitivamente olhando para o mercado asiático, como qualquer empresa de alimentos disposta a ter o maior impacto positivo!

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